Veja como foi o curso de Caligrafia com Andréa Branco em Floripa

No dia 08 de Abril a Univali – Unidade Ilha recebeu Andréa Branco e Henrique Nardi para a realização do curso Tipocracia + Caligrafia. Para quem não conhece, o Tipocracia é um projeto de Henrique Nardi que está a seis anos correndo o país para disseminar a cultura tipográfica através de cursos e palestras. A feliz parceria com a calígrafa profissional Andréa Branco resultou neste curso que oferece uma introdução ao universo das letras, tanto em seu contexto histórico quanto prático.

A ex-aluna de Design Gráfico, Kenya Foschiera, participou do curso e nos contou como foi.

Foto: Henrique Nardi

A turma, composta por estudantes de design, profissionais já formados e também professores, recebeu no primeiro dia do curso informações sobre o contexto histórico da escrita, desde os primórdios, a questão de grafar os elementos, a percepção do ser humano.

Foto: Henrique Nardi

Foto: Henrique Nardi

Segundo Kenya, o ponto crucial da primeira parte foi a abordagem do monumento que apresenta a máxima legibilidade produzida pelo ser humano, a Coluna de Trajano.

O primeiro exercício foi feito com lápis grafite, o famoso grafitão, iniciando com linhas e circulos, seguindo para a construção das letras na escrita romana.

No segundo módulo Andréa seguiu falando sobre a relação da caligrafia com outras artes, tais como: música, escultura, desenho e pintura.

O desenvolvimento da escrita ocidental também foi abordado a partir do quadro de David Harris, assim como a anatomia das letras e a classificação dos tipos, seguindo a ordem cronológica da história.

Foto: Henrique Nardi

Foto: Henrique Nardi

No segundo exercício o grafite foi substituído pela pena e tinta nanquin. Kenya destaca que a partir deste exercício o pessoal começou a se soltar, a criar serifas, seguindo o curso natural da mão.

Como o curso é voltado para designers, a Andréa ressaltou a questão da percepção das letras, de como elas são construídas, complementando com os exercícios  realizados durante o curso. Falou também sobre fonte tipográfica, lettering, ambigramas.

No último exercício os recursos usados foram a aquarela e a madeira  em ponta quadrada.

Foto: Henrique Nardi

Foto: Henrique Nardi

No final, Andréa abriu seu estojo com vários pincéis, canetas,  um paraíso! Foi uma demonstração do talento maravilhoso que ela possui!

“E em poucas palavras, o curso é excelente para quem  não só tem interesse em conhecer a caligrafia, mas principalmente para os que têm como foco profissional aprofundar-se no mundo das letras. Ao mesmo tempo que você tem uma base histórica rica em conteúdo, é muito bacana ter o contato com diferentes materiais e suportes, poder experimentá-los.”

O curso reforça a relação entre Tipografia e Caligrafia pois é possível compreender melhor os fundamentos da tipografia a partir da visão caligráfica. Um complementa o outro.

A equipe NossoTipo agradece a colaboração de Kenya e Henrique com informações e imagens para esse post e espera em breve uma nova edição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s